quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Neemias – Modelo para a Sócio-transformação [Eis-me aqui, envia-me a mim!]

O livro de Neemias é bastante instigante, sobretudo por ter sido ele apenas um copeiro do Rei, um escravo.


Quando Neemias decide se dar a conhecer ao Rei, refletindo sua preocupação com a situação de Israel, penso que Ele se surpreendeu com o interesse do Rei em lhe dar ajuda. Naquele momento Neemias teve algumas atitudes:

1 . ‘Orou uma Oração Instantânea’ – o Irmão André, da Missão Portas Abertas, teria chamado esta oração de ‘oração telegrama’. Talvez para dizer a Deus: ‘é agora, Pai!’; ‘vamos nós!’.

2 . Tinha um projeto em mente – O tempo entre quisleu e nisã serviu para uma elaboração de ações para a reestruturação de Israel. Ou seja, Neemias tinha o ‘problema identificado’, tinha o ‘prazo determinado’, sabia que precisava das ‘licenças’ e das ‘autorizações’ e sabia de quais ‘materiais’ precisava. Aleluia! Não houve um item sequer negado pelo Rei, que lhe favoreceu com um plus: proteção policial.

Em Israel

Mesmo ante sua chegada, com sua comitiva, com os materiais etc, Neemias manteve segredo em relação as suas reais intenções, até que pudesse fazer uma verificação adequada, penso que, para conferir a veracidade dos relatos que lhe foram feitos pelo mensageiro. Considero que foi a ação de um homem prudente, atributo inerente aos copeiros, pois não poderia correr riscos desnecessários mesmo que a atividade contivesse situações adversas envolvidas [isto vale tanto para a atividade de copeiro quanto para os novos encargos].

Conforme Neemias 2.12, Deus já havia dados as devidas orientações a ele. Então seguiram-se algumas ações:

1 . Manteve a estratégia em segredo – há pessoas que mal têm uma idéia e já a divulgam. Aprendemos há algum tempo que até mesmo orações estratégicas não devem sequer ser pronunciadas mas apenas levadas a Deus por pensamento, para que o inimigo não ouça as nossas intenções. Há informações que, se deixadas para o momento certo, tornam-se o diferencial competitivo daquele que as detêm.

2 . Inspecionou a situação – a tomada de decisões não pode ser precipitada. Muitas vezes agimos intempestivamente e desperdiçamos energia, mente, dinheiro, tempo etc por não ter havido uma avaliação adequada da situação. Compras são feitas assim relacionamentos são construídos ou destruídos assim, viagens, respostas às perguntas etc. Muitas vezes ‘quebramos a cara’ por precipitação. A Bíblia diz que todo precipitado peca [Provérbios 19.2]. Um bom verso para dar mais luz é o que está em Lucas 14.28.

3 . Reuniu a liderança – Agora sim, chegou o tempo da revelação, o momento do engajamento e, para tanto, é muito bom saber quem são as pessoas certas, quem poderá ser estratégico. Muitas vezes não sabemos com que podemos contar e acabamos por envolver pessoas que, mais adiante, poderá se tornar peso para nós e que poderão colocar em risco o empreendimento que está em nossas mãos. Na hora de saber quem vai conosco, o melhor conselho vem de Deus. No caso de Neemias, foram engajados Judeus, Sacerdotes, Nobres, Magistrados e Trabalhadores. Não quero me deter em entender a lista, mas podemos ver representantes da Sociedade Civil, Religiosos, Palacianos ou pessoal do Governo, Pessoal do Judiciário e das Leis e Trabalhadores ou, se pudermos assim dizer, Sindicalistas, numa linguagem mais moderna.

4 . Expôs a situação – Aqui há pontos interessantes que podem ser destacados. Neemias O que havia de ser feito; ele já o sabia pois Deus já havia lhe dado todas as orientações como vimos há pouco. Mas, o que me chamou mais a atenção foi sobre a testificação das coisas, ou seja, Neemias não estava ali representando apenas a si mesmo ou a uma linha de pensamento pessoal, uma fantasia ou um devaneio mental. Deus havia lhe comunicado o Seu pensamento sobre a situação, bem como o Rei a quem o copeiro Neemias servia, mas também o que estava em seu coração.

Em Neemias 2.18b encontramos implícito no texto que todos eles, Judeus, Sacerdotes, Magistrados, Trabalhadores etc fizeram uma aliança, assumiram um compromisso com relação ao que havia de ser feito.

Neste ponto, o inimigo se manifesta e se torna um elemento ativo, um opositor declarado que passa a agir contrariamente ao empreendimento. Esse inimigo lança, então sua primeira semente, a Semente da Dúvida. Ver 2.19.

A Obra

Em Neemias 3 encontramos alguns verbos de ação bastante interessantes e que revelam a força daquilo que ele e aqueles homens propuseram em aliança.

Eis os versos: Reconstruir, Restaurar, Reedificar, Trabalhar, Colocar vigas e cobrir são verbos que aparecem uma única vez. Entretanto, Edificar aparece cinco vezes, Assentar portas aparece por seis vezes e reparar é encontrado por trinta vezes neste único capítulo.

Lemos ainda no capítulo 3 sobre as pessoas que trabalharam na obra: Sacerdotes, Levitas, Servos do Templo, Sumo-sacerdote, Povo [judeus e estrangeiros], Profissionais [ourives etc], Maiorais, Governantes, Nobres, Magistrados.

Ainda no capítulo 3 lemos sobre o ânimo com que aqueles reconstrutores trabalharam: voluntariamente e com grande ardor e, conforme 4.6, com ânimo.

Aqui o inimigo lança mais duas sementes contra Neemias e seus seguidores: a Semente do Desprezo e a Semente da Confusão. Ver 4.1 e 4 e 4.8.

Áreas Restauradas

Por fim, nestas considerações sobre a obra de Neemias, encontramos duas macro-áreas que foram objeto de transformação: houve uma transformação Sócio-cultural e religiosa.

Nesta área de transformação, encontramos a restauração das leis, no capítulo 5, ética no governo, ainda no capítulo 5, restauração da religião e da educação e a restauração das celebrações, todas no capítulo 8 e, no capítulo 10, a restauração da aliança com Deus.

A outra grande área de transformação foi a Sócio-econômica e política, envolvendo a restauração das fronteiras [muro e portas] e da Torre de Vigias, no capítulo 3, a restauração da guarda [polícia] e da proteção, no capítulo 4, a restauração da magistratura e das funções sociais, do capítulo 4 em diante.

Nós podemos sonhar ‘O Sonho da Sócio-transformação’. Nós podemos considerar que há um chamado de Deus para que cada um de nós seja ‘O Agente da Transformação Social’ desse tempo, em nossa terra.

Nisso Pensai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário