quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

‘Podemos Interferir no Futuro?’ O Pilar das Artes & Entretenimento

‘O coração alegre, entusiasmado, é um bom remédio,



mas o espírito entristecido e capaz até de secar os ossos’
Provérbio hebreu, 900 a.C.

Gostaria de iniciar estas considerações exatamente como terminamos nosso último encontro, quando conversamos sobre ‘O Que Virá?’. Naquele momento consideramos sobre a nossa responsabilidade na construção das próximas gerações, inclusive aquela de quem poderemos depender para nos dar as mãos, quando o nosso vigor se transformar apenas numa saudade.


Considero Sete Pilares para a Construção do Nosso Futuro e, aleatoriamente, começaremos por considerar Artes & Entretenimento. Não trabalharei com o conceito de Cultura por considerar muito mais amplo do que a idéia que geralmente se tem.’ Cultura’ vem do mesmo radical da palavra ‘culto’, que deriva ‘cultuar’, por exemplo. Num bom passeio pela Internet poderemos compreender que os órgãos públicos denominados de Secretaria da Cultura, teriam nomenclaturas mais apropriadas a seus objetivos se fossem conhecidos por Secretaria do Entretenimento. Bem, isso é cardápio para outra ocasião.


Afora questões preconceituosas sobre o que é ‘do bem’ ou ‘do mal’, que nos levariam a avaliações e posicionamentos discriminatórios, como poderemos construir valores sociais a partir de manifestações de Artes e elementos de Entretenimento puros, saudáveis, construtivos ... ?


Neste pilar encontramos a áreas da música e da dança, a pintura e a escultura, design, vestuário e moda, literatura, cinema e teatro, destreza, beleza, cores, luz, harmonia, todas os desportos, dentre outras.


Há muitos homens e mulheres que vêm se destacando neste pilar, e que têm servido de modelo para os demais cidadãos. Michael Jackson, Cazuza, Romário, Kaká, Ayrton Senna, Sting são alguns dos tantos para os quais o mundo tem focado seu olhar. Todos procuramos modelos e todos procuramos alguém em quem nos espelhar. E esses espelhos é que irão reproduzir as imagens reais do amanhã.


No pilar ‘Artes & Entretenimento’ reside um dos maiores potenciais na formação do caráter de uma sociedade, talvez mais do que na educação propriamente dita. Isso porque tem forte associação com o prazer. Poderíamos considerar que este pilar é a forma mais prazerosa de educar, ou de corromper o caminho individual ou coletivo.


Construir um futuro socialmente sustentável depende de quem são os embaixadores da construção dos valores éticos e morais e dos padrões, para que esse futuro valha a pena.


Sempre teremos bons e maus artes ou fatores que entretecem. Não podemos bani-los da agenda social, mas podemos optar por não consumi-los.


Responsabilidade Social, de forma sucinta, á um jeito de fazer as coisas sob valores e princípios morais e éticos. E nisso poderemos sonhar com uma sociedade sustentável, um futuro em que todos desejamos viver.


Construir a sociedade do futuro é ser responsável quanto ao que permitimos que seja posto à disposição da sociedade no agora. Isso depende da visão socialmente responsável de empresário, da conduta adequada dos homens públicos, do posicionamento adequado das instituições sociais, do trabalho de cada pai e mãe e de como cada cidadão se torna modelo para seu semelhante.


Nisso pensai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário