quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Sustentabilidade Começa em Casa

‘A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas’


Johann Wofgang von Goethe, 1749 – 1832; escritor alemão e pensador que também incursionou pelo campo da ciência. Como escritor foi uma das mais importantes figuras da literatura alemã

Quero aproveitar para falar um pouco sobre conceitos. Sustentabilidade, por exemplo, é um conceito relacionado com a continuidade da vida na terra em todos os aspectos. Todos os seres devem configurar toda a sua forma de vida no planeta de tal forma a ter suas necessidades preenchidas, expressar o seu potencial no presente e, ao mesmo tempo, planejar a vida pela manutenção desses ideais, continuamente. Pensa-se que para um empreendimento humano ser sustentável tem que ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito.


Toda vez que se referem ao tema da sustentabilidade vem à mente a relação do homem com o planeta. O conceito de ecologia está relacionado ao estudo do planeta enquanto ‘casa de todos os seres’ [o verbete ecologia vem das palavras gregas ‘oikos = casa’ e ‘logos = estudo’]


No texto bíblico de Hebreus 3.6 encontramos que: ‘Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa [oikon]; a qual casa [oikós] somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim’. Assim, saímos da Oikós Planetária para a Oikós Pessoal. Compreendemos que também é verdade que há, nesta linha de pensamento, a Oikós Familiar, a Oikós Regional num crescer sucessivo de ambientes habitacionais que requerem cuidados peculiares.


O princípio bíblico fala da conquista de níveis progressivos de autoridade quando aquele que ‘é fiel no pouco é levado à autoridade sobre o muito’, da mesma forma em que vale o princípio da equivalência em que ‘aquele que ama a si mesmo ama a outrém’. Não é possível cuidar da Oikós Planetária aquele que não cuida da Oikós Pessoal. Como cuidamos do nosso corpo, cuidaremos do planeta.


Quando nasci, a expectativa de vida do brasileiro era de cinqüenta anos. Já estou no lucro com os meus cinqüenta e nove anos, mas quero viver mais o mesmo tanto, minimamente. No entanto, preciso me cuidar quanto a não viver uma vida sedentária, eliminar hábitos danosos ao meu organismo, como a alimentação inconveniente, vícios, falta de regras quanto ao sono, além das formas biblicamente entendidas como pecado: adultério, idolatria, fornicação, inimizades etc que são fatores que causam distúrbios sociais além de se tornarem agentes que atraem as maldições sobre a vida humana.


Quando queremos a sustentabilidade do planeta temos que enviar uma mensagem pessoal que confirme nossa intenção de estar lá, no futuro, neste mesmo planeta que estamos preservando. Se destruímos nossa Oikós, por que queremos manter o planeta? Ou somos hipócritas?


Aproveito para registrar algumas dicas para a longevidade, extraídas de um total de trinta do blog de Cristóvão Pereira. Foram seguidas pelos operadores da Bolsa de New York:


Case-se – Expresse suas emoções – Seja solidário – Prefira as comédias – Use fio dental – imite os britânicos na pontualidade e no uso do chá – Largue o cigarro – Tenha fé – Beba com moderação, considerando que é melhor deixar a bebida de lado – Coma menos – Prefira os vegetais – Mantenha a mente ativa – Prefira os pescados – Seja otimista – Não pule o café da manhã – Reduza o sal – Durma bem – Coma carne vermelha com moderação – Mova-se.


Sustentabilidade Planetária?! Seja sustentável a partir da sua Oikós Pessoal!


Nisso pensai!


Nenhum comentário:

Postar um comentário